Biblioteca de Espécies Zares ID
Aranhas
Outros Serviços:
Profissionalismo e exigência no cumprimento de prazos
Confiança e capacidade de resposta às suas expetativas
Segurança garantida em todas as fases do projeto
Aranhas
Pertencentes à Classe Arachnida (mesma Classe dos ácaros, carraças e escorpiões). Distinguem-se dos insectos uma vez que os adultos possuem quatro pares de patas (os insectos têm apenas três pares). O corpo é composto por dois segmentos: cefalotórax e abdómen (os insectos têm três segmentos), sem antenas, nem aparelho mastigador (mandíbulas verdadeiras), de olhos simples. De metamorfose incompleta, cada fêmea põe 200 ovos e o ciclo completa-se entre os 9 e 12 meses. As ninfas nascem com três pares de patas e em mudas posteriores aparece o 4º par. As aranhas são espécies benéficas, uma vez que são predadoras de outras espécies que podem constituir uma praga.
São venenosas e necessitam do seu veneno para imobilizar e iniciar a digestão das suas presas, na maior parte das espécies este veneno não é perigoso para o homem; no entanto, existem duas espécies com alto poder patogénico: a Aranha do Trigo, Viúva Negra (Latrodectus mirabilis) e a Aranha Violino, (Loxosceles laeta, L. coquimbo, L. rufescens). (Sr. Milenko Aguilera, Biólogo Universidad de Concepción).
Saiba mais
sobre pragas
Hábitos
As aranhas são fáceis de encontrar nos lares (cantos, despensa, por trás de quadros, sótãos, roupeiros etc.). Tecem uma tela desordenada nos cantos altos e sombrios. Medem 1 cm de comprimento, cor de café acastanhado, cefalotórax piriforme, mais claro que o abdómen. Abundante pilosidade e com três pares de olhos simples (formando um triângulo). As aranhas que aparecem nos lares de um modo geral são tímidas, sedentárias e desenvolvem a sua atividade preferencialmente de noite, não são agressivas e só picam acidentalmente como reação de defesa ao sentir-se ameaçada, podendo provocar até a morte.
Os acidentes intra-domiciliários ocorrem todo o ano, mais frequentemente durante a noite (38%) ou muito cedo durante a manhã (32%). O seu veneno tem um poder necrotizante (morte do tecido), hemolítico (morte dos glóbulos vermelhos), vasculítico (inflamação da parede interna dos vasos capilares) e coagulante. Tem por influência o tamanho da aranha (inóculo), sendo o veneno da fêmea mais patogénico que o do macho.
Prevenção
Recomendamos a limpeza permanente e pura de moradias, examinar recantos e sacudir a roupa antes do uso, destruição mecânica das aranhas, das suas massas de ovos e teias, ao entrar num recinto escuro, sujo ou que tenha permanecido fechado por muito tempo, faça-o com precaução, iluminando com uma lanterna potente e provocando ruído de modo a alertar e dar tempo à aranha que se afaste, afastar as camas das paredes, evite que as crianças brinquem no interior de armários ou com caixas que não tenham sido previamente examinadas por um adulto responsável, pulverizar aracnicidas em locais de refúgio, principalmente por cima de quadros, e deixar passar alguns dias antes de retirá-las, preste especial atenção a possíveis vias de entrada na casa como portas, janelas e pequenos orifícios.
Elimine as suas Pragas
Consulte os nossos métodos e produtos para o Controlo de Aranhas aprovados pelos respetivos órgãos de saúde e higiene ambiental do seu país. Será desenvolvido um plano integrado que se adapte às suas necessidades, de modo a resolver o seu problema de maneira rápida, eficaz e segura.
Joana Freitas Abreu
Técnica de controle de pragas
Problemas com pragas?
Temos a solução profissional que você precisa,
fale connosco!
VER PRAGAS: Baratas | Termitas | Mosquitos | Moscas | Formigas | Percevejos | Ratazanas | Pulgas | Carraças | Vespas | Aranhas | Escorpiões | Pássaros | Répteis
Solicite mais informações
zares tenchoControl
zares tenchoControl